Limpezas de Praia

A AFM tem por tradição organizar anualmente uma limpeza de praia no Concelho de Odemira.
Estas acções visam sobretudo a sensibilização colectiva e institucional, convidando a participar todos os associados e comunidade.
Com a colaboração fundamental da Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes e com a dinamização dos parceiros e entidades associadas, a AFM junta todos os anos largas dezenas de participantes que percorrem a praia do Malhão e Aivados, colecionando cerca de 1 tonelada de detritos anualmente.
Esta actividade tem vindo a ser alargada a outra zonas costeiras, como o Porto de Pesca e também zonas pedestres e acessos à praia.
Esta acção visa alertar para a fragilidade da paisagem e meio ambiente onde vivemos e trabalhamos, promovendo uma consciência cívica e ambiental.
A realidade do microplástico e da toxicidade das águas devido à contaminação dos solos, é um novo desafio que a AFM tenta introduzir na temática da limpeza de praia, abrindo por isso esta iniciativa a todas as entidades que queiram participar e ampliar a acção ambiental, numa vertente prática mas também formativa.
Plano estratégico de escolas de surf no concelho de Odemira

O AFM tem vindo a afirmar a sua posição relativamente ao sector comercial das escolas de surf no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
A Associação Foz do Mira é um clube de surfing do Concelho de Odemira e representante da maioria das escolas de surf da região bem como de outras entidades ligadas ao turismo, actividade náutica e protecção ambiental.
O elevado número de escolas de surf a nível nacional, a falta de fiscalização e a ausência de regulação adequada tem provocado ingerências e dificuldades no sector levando à necessidade de criar propostas e soluções.
Nesta matéria a Associação Foz do Mira tem-se posicionado, defendendo o reforço do papel da Federação Portuguesa de Surf enquanto entidade tutelar.
Parece-nos, portanto, fundamental o papel da FPS neste processo, promovendo a qualificação de treinadores e escolas de surf, não obstante, defendemos a necessidade de criar delegações regionais capacitadas para identificar as características e necessidades específicas de cada Concelho.
Acreditamos que as associações e clubes locais têm um papel fundamental na articulação entre a FPS e as regiões.
Defendemos que as escolas de surf do litoral Alentejano, situados em pleno Parque Natural, devem desenvolver a sua actividade económica enquadradas numa visão sustentável para a região, tendo em conta os factores, ambientais, sociais, paisagísticos e desportivos.
A praia é um recurso natural limitado, condicionado hidrograficamente, e com simultaneidade de usos, sendo por isso relevante a sensibilização para as boas práticas e visão estratégica a longo prazo.
Neste sentido, a Associação Foz do Mira tem vindo a ter um papel activo na defesa dos interesses comuns – comunidade e operadores marítimo turísticos – pois acreditamos que um sítio bom para viver é indubitavelmente um bom sítio para visitar.